quarta-feira, 25 de junho de 2008

Já foi bom para alguém hoje?


Um amigo de blog me pediu para divulgar essa postagem do blog da Lele(http://everywomansamadonna.blogspot.com/2008/06/ontem-eu-fui-ao-carrefour-villa-lobos.html) sobre maus-tratos a duas crianças pelo segurança de um supermercado, tudo testemunhado por ela. Li e isso tudo me remeteu àquelas notícias relativamente recentes do pai que manteve a filha em cativeiro por sei lá quantos anos e, claro, da onipresente Menina Isabella.


A mídia cada vez mostra a deterioração dos valores e das relações de forma mais óbvia. Então, me pergunto, somos piores hoje do que éramos no passado ou Hobbes estava certo e o Homem sempre foi e sempre será intrinsicamente mau? Somos todos montsros egoístas, no final das contas?


O mal sempre existiu. Estão aí todas aquelas datas de guerra que tínhamos que decorar no colegial que não me deixam mentir sozinho. A diferença é a cobertura da mídia.


O maior problema não são as Isabellas e as austríacas cativas. Essas são bizarrices que sempre vão existir. São exceções. O grande mal é, de fato, a pequena maldade do dia-a-dia, o pequeno egoísmo no café-da-manhã.


Claro, é muito mais fácil e conveniente pensar apenas no próprio bem do que pensar em várias soluções até achar uma que seja melhor para as pessoas à nossa volta e que, convenhamos, não são tão importantes assim.


E todos nós caimos nessa armadilha de vez em quando. Eu mesmo me deixo envolver com Alfie sem pensar o suficiente no que ele pode vir a sentir nas nossas férias, quando ele vai ter que amargar dormir em um quarto enquanto eu vou dividir a cama em outro com o Chico Latino. Sim, mesmo eu posso ser mau.


Talvez voluntariado seja um passo grande demais para mim, agora. Talvez seja para qualquer um. Que tal então começar pelas coisas pequenas? Clichê como pareça, deve ser mais pedir desculpa para quem tropeça no seu pé na balada do que brincar de Jolie e adotar cinco crianças.


Assim, eu vou tentar ser mais humano com Alfie. Vou esperar que a Lele consiga levar o caso dos meninos espancados até a polícia. E espero que todos possamos dizer "por favor" e "obrigado", parar de fular filas, devolver o troco que o garçom trouxe a mais, assumir a culpa pelos erros ao invés de apontar o dedo e culpar o outro, sorrir para quem está nos olhando na balada no lugar de fazer carão, enfim, fazer escolhas melhores e mais altruístas quando a vida nos dá uma chance.


Afinal, ser gentil não pode ser tão difícil assim.


4 comentários:

Rubens Oliveira disse...

Nossa!! Muito obrigado pela divulgação!! Ações como a sua, ainda me fazem acreditar no ser humano!

Parabéns!!

K. disse...

Recorro à Clarice - "Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?"

Anônimo disse...

Lembrei do Profeta Gentileza e de suas frases que estão em vários viadutos do Rio de Janeiro em que prega isso... gentileza.
Sua frase mais conhecida é 'Gentileza gera gentileza'.
Abraço

Maria José Speglich disse...

Sim Hobbes tem razão.
Eu sei bem disso!