domingo, 28 de setembro de 2008

Quais são as suas qualidades?


Esses dias estava conversando com uma amiga sobre outra amiga e comentamos como ela é gente boa, incapaz de fazer mal a alguém, super honesta e responsável, e como é difícil encontrar gente assim hoje em dia. Aí me deu um click. Espera um pouco. Ela não faz mais do que a obrigação. Desde quando as características mínimas necessárias para se viver em sociedade se tornaram qualidades?


Honestidade, responsabilidade, não ferir ou prejudicar os outros, tratar a todos com respeito, não julgar as decisões e gostos alheios não são qualidades. São deveres. Qualidades são aquelas coisas que vão além do neutro. Se você é engraçado, isso sim é uma qualidade, já que ninguém tem a obigação moral de ser engraçado. Se você cozinha bem, idem. Agora, se você se orgulha de não fazer mal a ninguém, sinto muito, você é simplesmente o mínimo necessário.


Triste constatar que características tão básicas são hoje vistas como dignas de uma Madre Tereza, até mesmo por mim. Triste viver achando que egoísmo e arrogância são a regra, que dar um jeitinho é normal. E isso se manifesta nas coisas mais simples, na fila cortada, no troco a mais não devolvido, na bebida a menos na conta do bar, na cultura do carão.


Bondade é Amélie. É dar um passo a mais, é fazer um esforço fara fazer alguém feliz. Isso tudo que a gente faz e se orgulha, provavelmente, é só o que, em tese, nos separa dos animais. E talvez os animais sejam mais humanos.
Pense nisso. Você tem, de fato, qualidades, ou faz só o mínimo?



6 comentários:

K. disse...

confesso que detesto amélie... acho que bondade tem limite antes da pessoa se tornar meio sonsa... e ela, pra mim, é completamente.

mas acho que sua amiga tem qualidade, sim. o ser humano não nasce com essa predisposição a ter bom caráter... tê-lo é qualidade!

Anônimo disse...

Pois é.
Eu tava dizendo sobre isso dia desses com um amigo.
Em como é dificil encontrar pessoas q são exatamente o que deveriam ser.
Mas eu costumo brincar q prefiro continuar acreditando no ser humano.
Bjos

Anônimo disse...

Então, eis a dicotomia:
especialidade x mediocridade.

Maria José Speglich disse...

Oi
Gostei de seu blog

Quantos anos vc tem?

Eu já todos esses livros que vc postou e que ainda não leu.

Anônimo disse...

Simplesmente amei este post. Simples, sincero e arrasador. E concordo, esta lista curta que você fez é definitivamente obrigação moral. Às vezes me sinto muito mais tocada por um bichinho do que por um ser humano. Pq será?!

Thiago Lasco disse...

Concordo com tudo o que vc falou. E me identifiquei muito com a Amélie quando vi o filme. Mas vejo por aí que gente como ela é vista como boba, loser - taí o Klero acima chamando ela de sonsa, reiterando isso.

Mas não tem problema: a gente é que tem que aprovar os nossos valores, e eu me basto com os meus. E procuro pessoas que também respeitem esses princípios que nunca deixaram de ser básicos.